Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Vereadores

Professor Juliano Bernardes

  • Nome Completo : Juliano Bernardes
  • Partido Atual: PMDB

Biografia do Vereador

■ O professor e vereador Juliano Bernardes (PMDB) é natural de Barra Velha, possui 33 anos e é casado com a também professora Emília Cristina Pereira Bernardes. Juliano tem amplo compromisso com a Educação e a Cultura no Município de Barra Velha. No Ensino Fundamental, foi aluno da Escola Básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas, no São Cristóvão, e concluiu o Ensino Médio na Escola de Educação Básica David Pedro Espíndola, no mesmo bairro.

■ Iniciou a sua carreira profissional no Flamboyant Hotel, em Itajuba, onde trabalhou como maleiro e mensageiro, auxiliar de recepção e recepcionista. É graduado em História pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com Licenciatura Plena e Bacharelado. Especialista em História Social e Ensino de História pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR). Atua como professor de História do Município desde 2004, e entre 2006 e 2009, trabalhou na rede particular de ensino de Jaraguá do Sul – mas sempre residindo em Barra Velha.

■ Juliano é o responsável pela pesquisa “O Divino e o Profano: a Inserção de Novos Discursos na Festa do Divino Espírito Santo em Barra Velha – SC”, apresentada no 2º Congresso Internacional Sobre as Festas do Divino Espírito Santo, promovido em Porto Alegre – RS. Esteve com esse trabalho ainda no 3º Seminário Nacional Religião e Sociedade: o espaço do sagrado no século XXI, em Curitiba – PR, e no 1º Encontro do Grupo de Estudos Nacional de História das Religiões e Religiosidades, realizado em Maringá – PR.

■ Idealizador do Projeto “Descortinando Histórias”, que promoveu dezenas de entrevistas com os moradores mais velhos de Barra Velha, publicando as suas histórias de vida no jornal local Folha Parati e no blog julianobernardes.blogspot.com. É autor do Livro Paradidático “O Divino no Cenário Luso-açoriano de Barra Velha”.

■ O professor e vereador também se destacou como produtivo diretor de Cultura da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha, entre 2013 e 2015, setor em que desenvolveu diversos projetos que deram grande visibilidade à cultura local, como por exemplo o Seminário da Cultura “Olhares Sobre o Ontem e os Desafios do Porvir na Cultura de Barra Velha”, oficinas de turismo e cultura, palestras nas escolas, passeio turístico e cultural, Casa das Recordações - “Espaço Temporário de Exposição e Reflexão dos Hábitos e Costumes de Barra Velha”.

■ Nesse setor, Bernardes também deu início ao Mapeamento do Patrimônio Material e Imaterial do Município, ação visando o tombamento da Casa de Palmito, Projeto Cultura nos Bairros, 1ª e 2ª Mostra de Cinema Infantil de Barra Velha, Mostra Cultural dos Saberes e Fazeres de Barra Velha na Festa Nacional do Pirão, início do cadastro do Município no Sistema Nacional de Cultura (SNC), Fim de Semana Cultural, Geladeira Cultural, oficinas com os artesãos em preparação para a Festa Nacional do Pirão, organização do Projeto Vila Açoriana – espaço cultural da Festa Nacional do Pirão, alterações na Lei de Tombamento, reorganização do Conselho do Patrimônio Cultural, oficinas de Produção Audiovisual que teve como resultado final o documentário Memórias de Barra Velha, entre outros.  

■ Atualmente, o vereador Juliano é professor de História nas redes pública e particular de ensino do município.

■ Nas eleições de 2016, Juliano Bernardes foi eleito vereador em Barra Velha para o mandato, 2017 a 2020 com 856 votos, saindo do pleito local como o segundo mais votado. Além de fiscalizar o Poder Executivo, desenvolverá os projetos “Vereador nos Bairros”, dialogando com as comunidades do Município para propor Projetos de Lei e cobrar ações do Executivo. Como representante da comunidade escolar, constituirá um grupo com os profissionais das escolas e centros de educação infantil, denominado "Meu Chão da Escola". Com a colaboração do grupo, levará à Câmara dos Vereadores e Executivo as solicitações dos profissionais da educação e famílias.

■ O vereador e professor Juliano está à disposição da comunidade na Câmara dos Vereadores no período vespertino, sobretudo nas terças, quartas, e quintas-feiras e nos outros dias, atenderá mediante agendamento. Através do novo Blog vereadorjulianobernardes.blogspot.com.br, divulgará as ações desenvolvidas em sua vereança. “Estou à disposição da população barra-velhense e espero ter a oportunidade de realizar um bom trabalho no Legislativo”, destaca o Professor Juliano Bernardes. 

2017 - 2020
  • Coligação: PP / PMDB / PRB / PTC / PSDB / PEN / PT